Metas, como atingi-las

22/12/2017

Ano de Copa e Eleições. Acredite 2018 pode ser bem mais que isso para sua carreira.

Chegamos na reta final de 2017. Saiba quais estratégias usar para alcançar seus objetivos.

Dedicar um tempo para pensar nas ações é tão importante quanto atingir suas metas, e fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu novo ano.

Vamos lá? Pegue uma folha de papel, notebook, tablet ou smartphone e comece JÁ a anotar suas metas, uma a uma.

Faça uma retrospectiva. Certamente você não alcançou todas as metas que planejou para 2017, mas ganhou aprendizado para desenhar um caminho estratégico, afinal, não existe uma formula mágica. Existe planejamento e estratégia.

1- REFLITA

• Como foi 2017 para você? Quais os desafios enfrentados e quais foram superados?

• O que você aprendeu nas buscas de seu interesse em se tornar uma pessoa mais desenvolvida e qualificada?

• Identifique as principais habilidades e competências adquiridas em 2017;

• Para 2018, o que deve permanecer e o que deve ser excluído de vez da sua vida?

• O que deve e como pode ser melhorado em 2018?

• Qual será seu o objetivo principal? Como você fará para chegar até ele? Quem pode te ajudar?

Lembre-se de separar as metas de curto, médio e longo prazo.

2- SONHE

Sonhe alto, pense grande e estipule metas ambiciosas e realistas. Assim, você se manterá motivado a buscá-las. Metas fáceis ou muito difíceis de serem alcançadas não motivam o suficiente para vencer obstáculos e também causam frustrações e desistências.

3- PLANEJE

Não espere resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. A oportunidade não surge da sorte, ela nasce do entusiasmo, as chances não surgem do nada, elas são atraídas por quem se empenha em buscá-las. Busque aperfeiçoamento aprenda coisas novas como:

• Idioma;

• Pós-graduação (presencial ou à distância);

• MBA ou um curso de idiomas no exterior;

• Voluntariado (todo aprendizado é válido) ainda mais se você não tem experiência. "Fazer o bem, faz bem. "

4- AVALIE

Estabeleça critérios para verificar e avaliar o andamento de suas metas. Tendo um planejamento estratégico bem definido, você conseguirá visualizar perfeitamente se consegue alcançar seus objetivos a curto, médio ou longo prazo, também será possível realizar alterações ou adaptações. É importante olhar para suas metas e entender que elas são valiosas, mas também é preciso ter noção dos seus limites e da sua realidade para evitar angústias e frustrações. O planejamento serve para te dar um rumo e, por isso, não deve ser engessado, mas sim, flexível, já que sua carreira é uma trilha e não um trilho rígido. Mude e ajuste o que for necessário durante o ano.

5- ATUALIZE

Dê um salto em 2018! Comece atualizando seu currículo. O mercado de trabalho é instável. Mudam os processos, mudam as pessoas, tudo muda. Mesmo que esteja vivenciando uma situação "estável" na empresa, atualize seus principais resultados:

• Foi promovido? Fez algum curso?

• Melhorou sua fluência em algum idioma?

• Participou de algum Congresso/Palestra/Seminário? Quais? Onde?

• Organize seus contatos online. Não basta ter um perfil no site da maior rede profissional do mundo (LinkedIn), é preciso interagir. Participe dos grupos de discussão. Recomende as competências ou habilidades de uma conexão, mas seja honesto, nada de forçar a barra ou inventar, pois recomendar alguém que você não conhece e que não utilizou os serviços fará com que perca a credibilidade;

• As pessoas precisam saber o que você faz. Divulgue seu twitter, blog, Facebook, Instagram, Pinterest, portfólio ou site nas redes sociais. Sua imagem digital é tão importante quanto o currículo que carrega e serve para que você encontre, seja encontrado e lembrado;

• Pratique networking! Procure pessoas que estejam na empresa, ramo ou posição que você gostaria de estar. Converse troque ideias com quem pode ajudar a atingir suas metas. Evite pessoas negativas. Junte-se a quem enxerga a vida com bons olhos. Alie-se aos que te apoiam de verdade, que valorizam, apreciam e respeitam o seu trabalho, suas metas e seus sonhos;

• Seja educado, claro e gentil ao se aproximar das pessoas. Você é avaliado como um todo, pela postura, pelo comportamento dentro e fora das redes sociais e não somente pelas postagens e currículo que carrega.

Dicas finais:

- Se você ainda não tem ideia do que quer para sua vida profissional em 2018, calma! Sem pânico. Divida o ano por semestre, planeje os primeiros meses. Sugiro aproveitar os próximos dias para fazer um mergulho dentro de si. Conhecer-se é o primeiro passo para desenvolver uma vasta capacidade de aprendizagem e evolução, e nada melhor do que o fim do ano, um momento especial, para comemorar as conquistas e planejar as novas metas para o ano que vai nascer!

- O autoconhecimento é a ferramenta mais poderosa que existe. Entender o que te faz feliz, o que te motiva e o que te "paralisa" irá te ajudar a tomar as decisões com maior clareza e segurança, possibilitando um planejamento mais completo de suas metas e de seu futuro.

- Registre suas ideias, pensamentos soltos, aprendizado do dia e dicas que ouvir ou ler. Quando escrevemos vamos além do "O QUE" e pensamos no "POR QUE" e no "COMO" assim é possível refletir melhor sobre nossas ações, resultados e consequências.

- Para sentir a vida pulsando nas veias é necessário: movimento, persistência, atitude, disciplina e foco. Esses são os ingredientes que dão o fôlego a mais, e que nos permite superar os desafios para ir além. Ter sucesso na vida não é o mesmo que ter sorte. Quando alguém atinge suas metas certamente é porque se dedicou muito e venceu etapas para conseguir chegar onde está;

- Planeje suas metas, trilhe seus sonhos! Ajude e valorize as pessoas que encontrar pelo caminho. Questione-se, aproveite feedbacks e descubra-se!

Desejo que você conquiste tudo o que planejar em 2018. Faça um ótimo ano!

Karla Aprato, Empreendedora, Criadora do site Karreira.com, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Consultora de Carreira e Negócios.